segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fisioterapia Dermato-Funcional



A Fisioterapia Dermatofuncional é uma especialidade que se apresenta com um caráter mais amplo em relação ao trabalho puramente estético. A Dermato-Funcional visa o tratamento dos distúrbios relacionados à saúde da mulher, sendo eles endócrinos, dermatológicos e/ou músculos-esqueléticos.

O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas tais como:

Eletroterapia;
Terapias manuais;
Cinesioterapia;
Cosmetologia.
Fonte: http://www.vita.org.br/mestri.php?item=Fisioterapia_Dermato-Funcional

As técnicas que utilizavam recursos fisioterapêuticos nos tratamentos estéticos, antes empregadas indiscriminadamente por pessoas sem qualificação, hoje permite que sejam utilizadas de modo seguro, eficiente e com respaldo científico pelos profissionais da fisioterapia.

Os fisioterapeutas que atuam na dermato-funcional, além da preparação universitária, geralmente possuem uma especialização nessa área. Todo esse treinamento tem como objetivo evitar que o tratamento dos distúrbios dermatológicos e estéticos se transforme em um dano irreparável à saúde.

Os tratamentos terapêuticos com aplicação externa à base de massoterapia (ex. drenagem linfática), mecanoterapia (ex. sucção a vácuo), eletroterapia (ex. corrente russa e galvânica), ultra-som, laser, etc, visando à recuperação funcional do tegumento, são atos privativos do Fisioterapeuta.

Para o fisioterapeuta os conhecimentos provenientes da anatomia, fisiologia, cinesiologia, farmacologia, patologia e eletrotermofototerapia facilita a escolha do procedimento mais favorável para cada caso, oferecendo maiores benefícios e melhores resultados no tratamento da disfunção dermato-funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário